WEIWE(R)BE: competências de literacia com a BE turma C2
Apresentação
A ação da Biblioteca Escolar (BE) faz-se mais premente face à necessidade de integrar, de modo claro, articulado e sistemático, as competências de literacia nas práticas curriculares, como definido nos documentos estruturantes. Assim, pretende-se dinamizar um espaço de reflexão e prática partilhadas, conducentes à valorização profissional, a partir do desenvolvimento de cenários de aprendizagem, alinhados com as Práticas Educacionais Abertas (PEA) e que permitam implementar, na modalidade de blended-learning ,um conjunto amplo de princípios-chave, a exemplo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e dos Direitos de Autor, onde se inscrevem as licenças Creative Commons.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Identificar, no contexto das competências de literacia e da Educação Aberta, o papel dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e das Práticas Educacionais Abertas (PEA);• Reconhecer e aplicar os critérios subjacentes a uma leitura crítica e ética dos recursos digitais em Ambientes Virtuais, nomeadamente artigos da Wikipédia; • Diagnosticar, planear e executar cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto da BE e curricular, tendo como suporte os pressupostos trabalhados.
Conteúdos
Projeto WEIWE(R)BE: fundamentos e metodologia; Integração curricular de competências de literacia com a BE: conceitos e prá ticas e Cená rios de aprendizagem com REA: apresentação e debate
Metodologias
O enquadramento da formação WEIWE(R)BE nas prá ticas curriculares e de trabalho colaborativo com a BE implica capacitar oformandos nas áreas e âmbito do DigCompEdu e do INCoDe.2030. Adotando metodologias ativas, na modalidade de b-learning, visa apoiar os formandos no diagnóstico, planeamento e execução de cenários inovadores de ensino e aprendizagem, com impacto no desenvolvimento das competências de literacia e de comportamentos responsáveis enquanto utilizadores e criadores de recursos digitaise ambientes virtuais
Avaliação
Na avaliação será usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao n.º 3 do artigo 13.º doRJFCP
Modelo
Relatório individual.
Bibliografia
Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso educacional aberto? Em Rede-Revista de Educaç ã o a Distâ ncia, 5 (2), 300-318.http://hdl.handle.net/10400.2/9649 Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de Julho https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/dl_55_2018_afc.pdf Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora –Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf Conde, E.; Mendinhos, I. & Correia, P. (Coord.) (2017) (2ª edição, revista e aumentada). Aprender com a biblioteca escolar. Rede de Bibliotecas Escolares.
Formador
Maria Ester Mateus Antunes de Figueiredo
Ana Carolina Ferreira da Cruz
Maria Filomena Pestana
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-10-2023 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 27-10-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
3 | 23-11-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 04-01-2024 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 12-01-2024 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 20-02-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 11:00 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 11:00 | 1:00 | Online assíncrona |
10 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |