Ferramentas digitais essenciais no ensino da Música turma C1
Apresentação
É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de Competências Digitais, de forma a tirar partido da sua potencialidade na sua prática docente. A utilização das TIC como recurso pedagógico é sinónimo de transformação na forma de ensinar e aprender. Pretende-se proporcionar uma atualização das práticas de ensino dos professores de Educação Musical/Música, a elaboração de recursos pedagógicos e a familiarização dos docentes com ferramentas até agora menos usadas, mas que promovem situações de aprendizagem conducentes a um maior envolvimento por parte dos alunos, por serem mais motivadoras e atuais e por constituírem desafios próximos das aprendizagens que os alunos fazem fora da escola.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610.
Objetivos
- Promover momentos de reflexão decorrentes da prática letiva; - Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - Promover a exploração de ferramentas digitais adequadas às especificidades do ensino da música; - Diversificar estratégias de ensino da música, através da utilização de recursos digitais que levem ao envolvimento dos alunos em trabalhos práticos; - Registar as criações dos alunos em suportes áudio/vídeo para avaliação, aperfeiçoamento e difusão; - Explorar estratégias de avaliação digital.
Conteúdos
- Exploração de Recursos Educativos Digitais (RED) no ensino da música. - Planeamento de atividades didático-pedagógicas promotoras do desenvolvimento da competência digital dos alunos. - Trabalho colaborativo. - Avaliação digital das aprendizagens.
Metodologias
A ação de formação decorrerá em 15 horas online síncronas, englobando diversas metodologias de trabalho: as sessões serão de caráter predominantemente prático, privilegiando a aprendizagem por execução de tarefas; as atividades práticas serão desenvolvidas num ambiente colaborativo, de partilha e de reflexão; serão disponibilizados guiões orientadores com atividades a realizar autonomamente ou em pequeno grupo, pelos formandos. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a partilha e reflexão crítica sobre o desenvolvimento da componente de trabalho autónomo.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
- Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf- Watson, S. (2011). Using technology to unlock musical creativity. New York: Oxford University Press USAPapert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1c_musica.pdf
Formador
Sandra Palma Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |