271

IIªs Jornadas pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Abrigada: Desafios e Oportunidades na Educação no Século XXI turma C1

Apresentação

A Inteligência Artificial na Educação e nos processos de aprendizagem é um conceito emergente que aborda a necessidade de preparar os alunos para o mundo do trabalho em um futuro cada vez mais automatizado, no qual a Inteligência Artificial é uma realidade. O potencial para aprender e criar com a Inteligência Artificial (IA) é exponencial. Com o advento da Inteligência Artificial nas nossas vidas que impactos diretos e indiretos irá nas nossas vidas, nomeadamente, no contexto escolar? Irão surgir novas oportunidades de cenários e contextos de aprendizagem? Que desafios para a escola e os professores? Como capacitar os profissionais da educação para a utilização da IA como arma de estratégia educativa? Como tirar proveito da IA para potenciar melhores aprendizagens aos nossos alunos? Que impactos sociais e éticos traz a implementação da IA na nova realidade escolar. Por outro lado, é necessário refletir sobre dois dos desígnios atuais do AE, a saber, a consistência do projeto MAIA e o Projeto Cultural de Escola, através da partilha e consolidação de práticas pedagógicas e avaliativas formadoras e significativas para os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

 Identificar as oportunidades e desafios da IA na construção de conteúdos  Descrever as ferramentas e plataformas de IA para criação de conteúdos.  Analisar as implicações da IA para o futuro da criação de conteúdos.  Avaliar a ética e os impactos sociais da IA.  Promover a disseminação de ambientes e cenários de aprendizagem formativa;  Disseminar boas práticas letivas, no âmbito do projeto MAIA e ApoiaR;  Refletir sobre os impactos do Projeto Cultural de Escola nas aprendizagens formais e informais dos alunos.

Conteúdos

 Origens e evolução da Inteligência Artificial;  O que é a Inteligência Artificial;  O impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas;  Benefícios e desafios da Inteligência Artificial na educação;  Ferramentas de IA Generativa mais utilizadas no mercado;  A Inteligência Artificial em contexto educativo;  Identificação de oportunidades para implementação de IA;  Projeto MAIA, Avaliação formativa, Rubricas de avaliação;  O contributo da educação artística na formação global dos alunos;  Plano Nacional das Artes e Projeto Cultural de Escola;

Metodologias

O curso irá organizar-se em pequenos workshops, com temáticas diferentes, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito. 1º Dia - (9h-10h) Abertura das Jornadas com as presenças do Delegado Regional LVT e da Coordenadora da Equipa AFC da DGE; (10h-13h) Projeto MAIA e Apoiar – partilha de boas práticas pedagógicas, avaliativas e de regulação das aprendizagens; (14h-17h) Projeto Cultural de Escola e Plano Nacional das Artes. 2º Dia (10h-13h e 14h-17h) Inteligência Artificial

Avaliação

A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007. A avaliação será feita com base na respetiva frequência e na ponderação do trabalho individual/grupo realizado após a frequência dos workshops, assim como do conteúdo do Relatório Final

Bibliografia

Fernandes, D. (2021). Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Aprendizagens Essenciais. Lisboa: ME, 2018Cañas, A. J., & Carvalho, M. M. (2005). Mapas Conceituais e IA: uma união improvável?. Revista Brasileira de Informática na Educação, 13(1).Gilsanz Muñoz, M. A. (2021). EL IMPACTO DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN LA SOCIEDAD. ETICA Y REVOLUCIÓN DIGITAL, 04(ABRIL 2021), 167–173. Internet Archive. https://doi.org/10.36852/2695-4427_2021_04.15

Formador

Luís Mário Paulo Martins

Alice Renata de Melo Dácio

Vitor Fernando Gil Ferreira da Silva

Nuno Ricardo Oliveira

Início: 11-07-2024
Fim: 12-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125434/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: AE Abrigada

INSCREVER-ME