IIªs Jornadas pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Abrigada: Desafios e Oportunidades na Educação no Século XXI turma C1
Apresentação
A Inteligência Artificial na Educação e nos processos de aprendizagem é um conceito emergente que aborda a necessidade de preparar os alunos para o mundo do trabalho em um futuro cada vez mais automatizado, no qual a Inteligência Artificial é uma realidade. O potencial para aprender e criar com a Inteligência Artificial (IA) é exponencial. Com o advento da Inteligência Artificial nas nossas vidas que impactos diretos e indiretos irá nas nossas vidas, nomeadamente, no contexto escolar? Irão surgir novas oportunidades de cenários e contextos de aprendizagem? Que desafios para a escola e os professores? Como capacitar os profissionais da educação para a utilização da IA como arma de estratégia educativa? Como tirar proveito da IA para potenciar melhores aprendizagens aos nossos alunos? Que impactos sociais e éticos traz a implementação da IA na nova realidade escolar. Por outro lado, é necessário refletir sobre dois dos desígnios atuais do AE, a saber, a consistência do projeto MAIA e o Projeto Cultural de Escola, através da partilha e consolidação de práticas pedagógicas e avaliativas formadoras e significativas para os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar as oportunidades e desafios da IA na construção de conteúdos Descrever as ferramentas e plataformas de IA para criação de conteúdos. Analisar as implicações da IA para o futuro da criação de conteúdos. Avaliar a ética e os impactos sociais da IA. Promover a disseminação de ambientes e cenários de aprendizagem formativa; Disseminar boas práticas letivas, no âmbito do projeto MAIA e ApoiaR; Refletir sobre os impactos do Projeto Cultural de Escola nas aprendizagens formais e informais dos alunos.
Conteúdos
Origens e evolução da Inteligência Artificial; O que é a Inteligência Artificial; O impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas; Benefícios e desafios da Inteligência Artificial na educação; Ferramentas de IA Generativa mais utilizadas no mercado; A Inteligência Artificial em contexto educativo; Identificação de oportunidades para implementação de IA; Projeto MAIA, Avaliação formativa, Rubricas de avaliação; O contributo da educação artística na formação global dos alunos; Plano Nacional das Artes e Projeto Cultural de Escola;
Metodologias
O curso irá organizar-se em pequenos workshops, com temáticas diferentes, sendo cada um deles da responsabilidade dos formadores com acreditação para o efeito. 1º Dia - (9h-10h) Abertura das Jornadas com as presenças do Delegado Regional LVT e da Coordenadora da Equipa AFC da DGE; (10h-13h) Projeto MAIA e Apoiar partilha de boas práticas pedagógicas, avaliativas e de regulação das aprendizagens; (14h-17h) Projeto Cultural de Escola e Plano Nacional das Artes. 2º Dia (10h-13h e 14h-17h) Inteligência Artificial
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º 3 do CCPFC, de setembro de 2007. A avaliação será feita com base na respetiva frequência e na ponderação do trabalho individual/grupo realizado após a frequência dos workshops, assim como do conteúdo do Relatório Final
Bibliografia
Fernandes, D. (2021). Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Rubricas de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Aprendizagens Essenciais. Lisboa: ME, 2018Cañas, A. J., & Carvalho, M. M. (2005). Mapas Conceituais e IA: uma união improvável?. Revista Brasileira de Informática na Educação, 13(1).Gilsanz Muñoz, M. A. (2021). EL IMPACTO DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN LA SOCIEDAD. ETICA Y REVOLUCIÓN DIGITAL, 04(ABRIL 2021), 167173. Internet Archive. https://doi.org/10.36852/2695-4427_2021_04.15
Formador
Luís Mário Paulo Martins
Alice Renata de Melo Dácio
Vitor Fernando Gil Ferreira da Silva
Nuno Ricardo Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 12-07-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |