Cidadania, Género e Arte - artistas portuguesas 1900-2020 turma A1
Apresentação
A Exposição Tudo o que eu quero - Artistas portuguesas de 1900 a 2020 é uma parceria entre Ministério da Cultura e Fundação Gulbenkian, no âmbito da qual o PNA promove esta formação. Dar a conhecer o percurso de artistas portuguesas contribui para reparar injustiças da História e sublinhar que avocação artística não é determinada pelo género. Os estereótipos em função do sexo condicionam valores, expectativas, comportamentos e opções influindo no percurso e escolhas vocacionais. O Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Género (2007-2010) destaca a articulação entre Género, Estereótipos, Educação e Cidadania com vista a ultrapassar a persistência de desigualdades nas diversas esferas da vida - pessoal, social, política, económica e cultural. A arte potencia a mudança a longo-prazo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cívica e da sensibilidade.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Integrar a dimensão de género nas práticas educativas com vista à eliminação gradual dos preconceitos e estereótipos sociais de género; Proporcionar estratégias eficazes para um ensino sensível às questões de género; Enriquecer o repertório de metodologias e materiais para trabalhar questões da cidadania e igualdade de género apartir da arte; Promover práticas assentes na subjetividade, interpretação e construção de conhecimento, graças à experiência da polissemia que caracteriza as linguagens artísticas.
Conteúdos
1º MÓDULO - As mulheres e a arte 3 sessões teóricas de 2h - Introdução geral ao panorama das artistas mulheres (globalmente e particularmente em Portugal nos séculos XX e XXI) Sublinha-se a desigual presença em museus, colecções e livros de História, a desigualdade de oportunidades para uma carreira artística e as suas razões históricas, sociológicas e culturais. Injustiça que se quis com a exposição (e iniciativas paralelas) contribuir para reparar. - A interpretação da obra de arte e as suas possibilidades de leitura com as lentes da igualdade de género. As obras e biografias de uma seleção de artistas ilustram diferentes modos que a arte no feminino em Portugal teve de convocar a diferença e a pluralidade, de dizer o lugar das mulheres na sociedade, como se afirmaram, que olhar sobre si ou sobre o mundo plasmaram nas suas obras. Algumas afirmaram a sua individualidade contra muitos obstáculos. - Como falam estas obras connosco e nos podem ajudar a debater sobre o passado, o presente e o futuro? Nas questões de sociedade, pensando sobre quem conta a história, sobre a liberdade e a dignidade, sobre os preconceitos e os estereótipos, as discriminações, desigualdades económicas e a diferença de oportunidades, sobre o trabalho, sobre a maternidade, a relação com o corpo, a família, o espaço público e o privado; 2 sessões práticas de 3h - O universo artístico como ponto de partida para a criação de projectos educativos e pedagógicos; - Discussão e partilha sobre metodologias e experiências educativas - Formatos participativos: olhar/ver/interpretar (tornar presente a pluralidade); debates; investigação e pesquisa;projetos de intervenção e criação; projetos com a comunidade; projeto cultural de escola - Trabalho em pequenos grupos durante a sessão (45-60min): com base nos conteúdos e metodologiasapresentados, como imaginar uma proposta educativa que reflita os aspectos abordados ao longo da formação?Trabalhar a igualdade de género com base no estímulo provocado pelas obras de arte e/ou biografia(s) de uma oude várias destas artistas. - Apresentação para a turma das propostas imaginadas e discutidas nos grupos. Partilha das dificuldades, dúvidas e motivações.
Metodologias
1º Módulo - formato expositivo, para sensibilização, com momentos para perguntas e comentários. 2º Módulo - componente mais interactiva com foco na dimensão prática - Partilhas de experiências e metodologias - Trabalho de grupo síncrono, em pequenos grupos, com apresentação oral - Discussões - Será pedida aos formandos a redação de uma reflexão crítica individual a submeter no prazo de 10 dias apósconclusão da última sessão. Preferencialmente, uma plataforma (moodle ou outra) será usada para recolher as reflexões críticas e partilhar recursos.
Avaliação
Avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros: - Assiduidade (validação da formação em função dos regulamento em vigor para a frequência mínima) - Participação (50%) - Reflexão Crítica (50%) Avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10: - Excelente — de 9 a 10 valores; - Muito Bom — de 8 a 8,9 valores; - Bom — de 6,5 a 7,9 valores; - Regular — de 5 a 6,4 valores; - Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Preenchimento de um questionário pelas formadoras e pelos(as) formandos(as). Elaboração de um relatório sobre o decorrer da ação, conteúdos tratados, alterações efetuadas à estrutura inicial esua justificação, assiduidade dos(as) formandos(as), resultados alcançados, materiais produzidos, intervenção das formadoras e avaliação da ação.
Bibliografia
AA.VV. Tudo o que eu quero - Artistas Portuguesas de 1900 e 2020, Fundação Calouste Gulbenkian e ImprensaNacional Casa da Moeda, 2021 ADICHIE, Chimamanda Ngozi, Todos devemos ser feministas, Lisboa: Publicações D.Quixote GARBER, Elizabeth. Teaching about Gender Issues in the Art Education Classroom: Myra Sadker, Studies in ArtEducation, Janeiro 2003 DOI: 10.2307/1321108 MACNEILL, Kate, Amanda Coles, Jordan Beth Vincent, Ana Kokkinos e Mira Robertson, Promoting gender equalitythrough the arts and creative industries: a review of case studies and evidence, The University ofMelbourne/VicHealth, vichealth.vic.gov.au PINTO, Teresa, Conceição Nogueira, Cristina Vieira, Isabel Silva, Luísa Saavedra, Maria João Silva, Paula Silva,Teresa-Cláudia Tavares e Vasco Prazeres, Guião de Educação: Género e Cidadania, Comissão para a Cidadania eIgualdade de Género/Presidência do Conselho do Ministros, 2015 https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/3Ciclo_Versao_Digital_FinalR.pdf
Formador
Joana Simões da Luz Piedade
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 18-10-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |