
A Inteligência Artificial e a Biblioteca Escolar turma A1
Apresentação
A rápida evolução das tecnologias digitais, em particular da Inteligência Artificial (IA), está a transformar o panorama educativo global. Neste contexto, é crucial que os professores bibliotecários dominem estas tecnologias, não apenas para aperfeiçoarem as suas próprias práticas, mas também para apoiarem e capacitarem outros professores e alunos na utilização eficaz e ética da IA. Os professores bibliotecários desempenham um papel central nas escolas, sendo responsáveis pela gestão e promoção dos recursos informacionais e educativos. Com a introdução da IA, estes profissionais têm a oportunidade de melhorar o funcionamento das bibliotecas escolares, personalizando o atendimento aos seus utilizadores. Esta formação pretende dotar os professores bibliotecários das competências necessárias para integrarem a IA nas suas atividades diárias e para liderarem iniciativas que promovam a utilização consciente e informada desta tecnologia nas suas comunidades escolares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- Capacitar os professores bibliotecários para a utilização eficaz de ferramentas de IA no contexto escolar. - Explorar estratégias para integrar a IA na gestão de recursos e serviços da biblioteca escolar. - Desenvolver competências para promover a literacia digital e o uso ético da IA entre alunos e professores. - Fomentar a criação de projetos inovadores que incorporem a IA no processo de ensino e de aprendizagem.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução à Inteligência Artificial (1h00 síncrona e 2h00 assíncronas) - Conceito de IA - Breve história e evolução da IA - Aplicações práticas da IA em educação e nas bibliotecas escolares - Questões éticas - Legislação europeia e normas de uso da IA Módulo 2: Fiabilidade das ferramentas de IA (1h00 síncrona e 2h00 assíncronas) - Reflexão sobre a fiabilidade das ferramentas de IA - Conceito de "prompt" e a sua importância - Parâmetros do prompt (formato, papel e tom) - Técnicas para verificar a veracidade dos resultados de assistentes de IA - Vieses em IA e como identificá-los Módulo 3: Assistentes de IA (1h00 síncrona e 2h00 assíncronas) - Como usar os assistentes de IA - Estratégias para evitar o uso indevido de IA - Exemplos práticos de utilização de assistentes de IA em bibliotecas escolares Módulo 4: Utilização de ferramentas de IA nas bibliotecas escolares (1h00 síncrona e 2h00 assíncronas) - Ferramentas de IA para criar apresentações, vídeos e imagens - Assistentes virtuais educativos e chatbots: integração e uso ético na biblioteca escolar Módulo 5: Apresentação dos trabalhos finais - planificação de uma ação na biblioteca escolar. (3h00 síncronas) - Apresentação dos trabalhos finais - Discussão e avaliação dos trabalhos realizados
Metodologias
A formação será realizada em regime de e-learning, através de sessões síncronas e assíncronas, com recurso a uma ferramenta de videoconferência, sendo os conteúdos disponibilizados numa plataforma LMS (Moodle), onde também serão colocadas as atividades, tarefas e fóruns para partilha e interação entre os diferentes participantes. Cada sessão será estruturada a partir de uma fundamentação teórico-prática, seguindo-se atividades que permitirão a aplicação dos conceitos aprendidos. Os formandos serão incentivados a participar ativamente nos fóruns de discussão, onde poderão trocar experiências e esclarecer dúvidas com os formadores e restantes formandos. A planificação de uma ação a implementar na biblioteca, onde cada participante deverá desenvolver e documentar a aplicação prática dos conteúdos veiculados na formação, será uma atividade central, desenvolvida a partir da primeira sessão.
Avaliação
Os critérios de avaliação deverão ser elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: . empenho e participação nas sessões de formação; . trabalho escrito, individual. A avaliação dos formandos será´ expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07Comissão Europeia. (2020). White Paper on Artificial Intelligence: A European approach to excellence and trust. https://ec.europa.eu/futurium/en/european-ai-alliance/white-paper-artificial-intelligence-european-approach-excellence-and-trust-0.htmlEUR-Lex. (2016). Regulation (EU) 2016/679 of the European Parliament and of the Council. https://eur-lex.europa.eu/eli/reg/2016/679/ojIFLA. (2023). Developing a library strategic response to Artificial Intelligence. https://www.ifla.org/developing-a-library-strategic-response-to-artificial-intelligence/Steiger, K. (2024). Artificial Intelligence in Higher Education and Academic Libraries: A Literature Review. Endnotes: The Journal of the New Members Round Table, 12(1), 25-36.
Formador
Paula Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
4 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
6 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
8 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |